domingo, 6 de dezembro de 2009

Creed x Pearl Jam – Na dúvida, leve os dois!

O segundo semestre de 2009 marcou o lançamento de novos álbuns dessas duas bandas de grande sucesso no cenário do rock. Quais os pontos altos de Full Circle e Backspace? Confira!

“Full Circle” marcou o retorno do Creed ao cenário musical depois da separação do grupo ocorrida em 2004; e como prometido, a volta foi não apenas de forma triunfante, mas também surpreendente. Afinal, depois do rótulo de “imitação barata do Pearl Jam”, a banda apresenta agora uma sonoridade mais distante da exibida pelo grupo em seus trabalhos anteriores.

O primeiro single, “Overcome”, traz a volta dos vocais marcantes de Scott Stapp, em um verdadeiro cartão de visita para o novo álbum. Pesada e melódica, certamente deixa uma boa impressão sobre o que está por vir. “Bread of Shame”, segunda faixa do disco, lembra um pouco o estilo power metal.

“A Thousand Faces”, por outro lado, traz o conhecido jeito de fazer música do Creed. Uma balada bonita, com uma boa letra e melodia mais pop (apesar do peso das guitarras antes do refrão). “Away in Silence” é provavelmente a melhor música do disco; reflete temas comuns das canções da banda: fé e esperança no ser humano.

No fim das contas, é um excelente retorno do Creed. Felizmente, não significará o fim do Alter Bridge (grupo formado pelos integrantes do Creed, com exceção do vocalista Scott Stapp).

Nota: 7/10.

Aumente o volume em: “Overcome”, “A Thousand Faces”, “Away in Silence”.

“Backspacer”, nono disco de estúdio do Pearl Jam com certeza agrada aos fãs, mas não foge do padrão da banda. Eddie Vedder continua com seus maneirismos nos vocais, que doem a garganta de quem apenas pensa em imitar seu estilo único...

Pra quem não conhece o trabalho do grupo (ou conhece apenas os singles mais famosos, como Black e Alive), o álbum é uma excelente oportunidade para isso. “Force of Nature” e “Amongst the Waves” são excelentes baladas; “Just Breathe” é uma linda faixa acústica, composta por Vedder. “Johnny Guitar” e “Gonna See My Friend” também são boas pedidas.

A próxima edição do Grammy já dá destaque a este bom trabalho do Pearl Jam: o single “The Fixer” foi indicado na antológica categoria Melhor Música de Rock, concorrendo com U2, Green Day, Kings of Leon e Bruce Springsteen.

Nota: 6/10.

Aumente o volume em: "Just Breath", "Amongst the Waves", "Got Some" e "Force of Nature".

Nenhum comentário: