domingo, 6 de dezembro de 2009

Beyoncé, Taylor Swift e o Grammy mais pop dos últimos anos


Imagino não ter sido o único a ter ficado bipolar com a lista dos indicados ao Grammy 2010. Em primeiro lugar, fiquei duplamente feliz pelas 8 indicações de Taylor Swift. Feliz porque acompanhei a evolução da popularidade da cantora e do álbum “Fearless” nos últimos meses, aqui e nos EUA, e ainda mais porque aqui, em uma postagem anterior, já havia estimado que seria esse o número de indicações de Taylor, em uma projeção otimista (que felizmente se concretizou).

Ver Beyoncé levar dez indicações me foi uma surpresa. Claro que este é o melhor trabalho da cantora (e um dos melhores de R&B dos últimos tempos), mas não podemos negar o tamanho desse reconhecimento. É importante mencionar que, das dez, duas não são por “I Am... Sasha Fierce”, mas pelas canções do filme “Cadillac Records”, o que colocaria o álbum da cantora com o mesmo número de indicações do “Fearless” de Taylor Swift.

As seis indicações do Black Eyed Peas (recordista da Billboard ficando 6 meses seguidos em 1º na Hot 100) e as cinco de Lady GaGa (com seu feito único de obter 4 singles #1 nas paradas de pop com um disco de estreia) só aumentaram uma impressão de que a próxima edição do Grammy reflete uma nova realidade: a aproximação do gosto de crítica, indústria e consumidores.

Basta comparar a lista dos indicados das categorias principais deste ano com a do ano passado. Veja com seus próprios olhos. Os últimos vencedores estão em negrito:

2009

Gravação do Ano:

“Chasing Pavements” – Adele

“Viva La Vida” – Coldplay

“Bleeding Love” – Leona Lewis

“Paper Planes” – M.I.A.

“Please Read the Letter” – Robert Plant & Alison Krauss

Álbum do Ano:

“Viva La Vida Or Death And All His Friends” – Coldplay

“Tha Carter III” – Lil Wayne

“Year of the Gentleman” – Ne-Yo

“Raising Sand” – Robert Plant & Alison Krauss

“In Rainbows” – Radiohead

Música do Ano:

“American Boy” (Estelle feat. Kanye West)

“Chasing Pavements” (Adele)

“I’m Yours” (Jason Mraz)

“Love Song” (Sara Bareilles)

“Viva La Vida” (Coldplay)

2010

Gravação do Ano:

“Halo” – Beyoncé

“I Gotta Feeling” – Black Eyed Peas

“Use Somebody” – Kings of Leon

“Poker Face” – Lady GaGa

“You Belong With Me” – Taylor Swift

Álbum do Ano:

“I Am… Sasha Fierce” – Beyoncé

“The E.N.D.” – Black Eyed Peas

“The Fame” – Lady GaGa

“Big Whiskey and the Groogrux King” – Dave Matthews Band

“Fearless” – Taylor Swift

Música do Ano:

“Poker Face” (Lady GaGa)

“Pretty Wings” (Maxwell)

“Single Ladies (Put a Ring on It)” (Beyoncé)

“Use Somebody” (Kings of Leon)

“You Belong With Me” (Taylor Swift)

É provável que você não conheça metade das músicas ou álbuns indicados no ano passado. Já no desse ano, você deve ter quase todas as faixas em seu MP3 player...

Artistas mais tradicionais ficaram de fora das categorias principais, só aparecendo em categorias importantes, porém mais específicas, como nas de Performance Vocal ou de Colaboração. Bons trabalhos, como o novo disco de Whitney Houston, por exemplo, foram completamente ignorados, o que deve ter sido uma grande surpresa para a crítica especializada.

O Grammy é dado pela indústria fonográfica, não pela crítica. Logo, atende aos interesses de produtores, empresários e artistas. O resultado pode acabar sendo uma premiação que reflita interesses puramente comerciais. Não quero dizer que Lady GaGa ou Black Eyed Peas não mereçam vencer Grammys. Mas que pelo menos concorressem com artistas de gêneros e estilos diferentes do pop, pois quando isso acontece e as músicas populares ganham, o resultado é o fortalecimento da música pop. Mas quando seus únicos concorrentes no Grammy também são do pop, existe grande mérito em vencer?

O Melodia da Palavra, até o dia 31 de janeiro de 2010, data da cerimônia do 52º Grammy Awards, irá comentar as apostas, surpresas e zebras nas principais categorias. Colabore postando seu palpite ou sugestão para a cobertura nos comentários, ou para o @guilhermejales no Twitter!

Nenhum comentário: