domingo, 13 de dezembro de 2009

Filmes para o fim de semana

O Melodia da Palavra traz dois filmes em DVD que são uma boa diversão para o fim de semana. Para rir, torcer, se emocionar, refletir...

Up – Altas Aventuras (Up) é considerado um dos melhores filmes do ano; se você não teve a oportunidade de assisti-lo no cinema, não pode perder a chance de conferir em DVD!

Up conta a história de Carl Fredericksen, um velhinho rabugento e de traços caricatos, que vai em busca de realizar o sonho de sua infância e de sua esposa de explorar os mistérios da Amazônia. Para isso contará com a improvável companhia de Russel, o gordinho e curioso escoteiro que enche a paciência do velhinho – e que gera algumas das sequências mais hilárias do filme.

A Pixar supera mais uma vez o seu padrão de qualidade fazendo um belo filme e principalmente por criar uma história simples, mas acima de tudo cheia de sentimento. Uma cena em especial é o momento mais emocional da década em um filme de animação, ao contar a história de Carl da infância à velhice sem diálogos, apenas com uma trilha perfeita de Michael Giacchino como pano de fundo.

Pete Docter faz uma boa estréia na direção de Up, que também traz como ponto alto, além de um excelente roteiro, mais um grande trabalho de Michael Giacchino na trilha sonora (com 3 indicações ao Grammy, incluindo uma pela música mencionada anteriormente) e que o coloca como um dos melhores compositores surgidos recentemente.

Em resumo, um grande filme família. Mas também uma obra de arte.

Nota: 10/10.


Outro lançamento em DVD é O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married), filme que rendeu a Anne Hathaway sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz, em 2009.

Dirigida por Jonathan Demme (Filadélfia, O Silêncio dos Inocentes), a película retrata a volta de Kym (Hathaway) à convivência de sua família para o casamento de sua irmã Rachel, durante uma pausa no tratamento de desintoxicação. Kym, com seu temperamento explosivo e seu passado difícil, causa um verdadeiro turbilhão nessa família abalada por uma tragédia do passado (que só é revelada à metade do filme, justificando toda a dramática história).

Anne Hathaway faz uma atuação incrível, neste que é certamente o papel mais complexo e difícil de sua carreira. Demme volta a dirigir filmes de ficção depois de um bom tempo, mas traz para O Casamento de Rachel um forte teor de vídeo de família, com o revezamento entre filmagens cinematográficas e imagens de câmera de mão, nos momentos referentes ao casamento em si.

É um filme que faz pensar nos valores familiares, no que é o amor entre pais e filhos e entre irmãos e irmãs, mesmo quando parece que não há motivos para este existir.

Nota: 8/10.

Nenhum comentário: