sábado, 19 de dezembro de 2009

Grammy 2009 - Gravação do Ano

Pra começar com nossa análise do Grammy 2009, duas das categorias mais importantes: Gravação do Ano (Record of the Year) e Música do Ano (Song of the Year). E, para tanto, uma explicação importante: elas parecem significar a mesma coisa, mas NÃO SÃO!

Gravação do Ano premia o intérprete e os produtores da canção vencedora. Envolve a letra e a melodia, os arranjos e a harmonia. Em resumo, como o nome já diz, vai para a melhor GRAVAÇÃO. Música do Ano, por outro lado, é um prêmio pela COMPOSIÇÃO. Ou seja, é basicamente pela letra e música propriamente dita. Quem recebe o gramofone é o compositor, seja ou não o intérprete.

Agora que esclarecemos isso, podemos analisar as categorias em si. E para isso, vamos recorrer também à história recente do Grammy, que pode nos ajudar a ter uma idéia do padrão de escolha da Academia.

Gravação do Ano

Nas últimas dez edições, apenas dois artistas venceram em duas edições: U2 (2000 e 2001) e Norah Jones (2002 e com Ray Charles em 2004). Além destes, desde 1999 levaram o gramofone maior Santana com Rob Thomas (Smooth, 1999), Coldplay (Clocks, 2003), Green Day (2005, Boulevard of Broken Dreams), Dixie Chicks (com Not Ready to Make Nice em 2006), Amy Winehouse (Rehab em 2007) e, mais recentemente, Alison Krauss e Robert Plant (Please Read the Letter).

Como se pode perceber, a escolha da Academia é bem eclética: vai do jazz ao rock, passando pelo country e pelo pop. Portanto, nenhum dos indicados deste ano pode ser descartado como carta fora do baralho – todas são músicas muito boas. Apesar disso, a disputa desta edição deve se concentrar em cima de três nomes: Beyoncé, Taylor Swift e Lady GaGa.

“I Gotta Feeling” dos Black Eyed Peas é um dos maiores sucessos comerciais do ano, mas, diante de seus concorrentes, parece sair em desvantagem por ser um típico dance; Kings of Leon e seu hit “Use Somebody” são os representantes do rock na categoria e aparecem com uma pequena chance de levar o gramofone. Na realidade, se eles superarem o trio mencionado acima, não será nenhuma surpresa, dada a qualidade desta excelente música.

“Poker Face” e “You Belong With Me” são de gêneros completamente opostos, mas têm em comum o fato de serem de artistas com pouca experiência. As duas surgem com boas chances de levar o Grammy, mas deverão acabar na lista de “boas músicas que não levaram o Grammy”. Até porque 2009 deve acabar como o ano de...

Beyoncé com “Halo” – se é possível existir favoritismo em uma premiação como esta, com certeza é da diva do R&B. A canção é maravilhosa e bem produzida por Ryan Tedder, do OneRepublic. Se Beyoncé não levar nesta categoria, porém, é muito provável que seja para GaGa, ou como foi de modo surpreendente no VMA, para Taylor Swift.

Porcentagem do palpite:

“Halo” (Beyoncé)............................................ 40%
“You Belong With Me” (Taylor Swift)............... 25%
“Poker Face” (Lady GaGa)............................... 25%
“Use Somebody” (Kings of Leon)..................... 9%
“I Gotta Feeling” (The Black Eyed Peas)........... 1%


** Quer dar seu palpite? Deixe sua opinião nos comentários, se você concorda ou discorda! **

Nenhum comentário: