sábado, 16 de janeiro de 2010

Curiosidades sobre o Globo de Ouro


Neste fim de semana de Globo de Ouro decidi trazer para vocês algumas curiosidades sobre esta premiação, tiradas da seção Trivia do site oficial do Golden Globe.

Em primeiro lugar, nada de um grande teatro ou casa de espetáculos. A festa ocorre no Beverly Hilton Hotel, no famoso bairro de Beverly Hills, em Los Angeles. Também será a primeira vez em que o Globo de Ouro será transmitido ao vivo para todos os Estados Unidos; até 2009, a costa leste esperava três horas para ver a premiação pela TV! Estima-se para este ano uma audiência mundial de 250 milhões de telespectadores.

Ao contrário do Oscar ou do Grammy, o Globo de Ouro tem a característica única de ser UM JANTAR. Como dito no site oficial, “estrelas, jornalistas e convidados se acomodam livremente durante a transmissão sem lugares marcados, dando ao show um ar de informalidade e elegância” – e é assim desde seu início modesto, em outubro de 1943.

A primeira edição foi realizada durante um jantar na 20th Century Fox, dada por oito jornalistas estrangeiros: os fundadores da futura HFPA, a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood. Eram apenas cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante (hoje são 24). Em 1946, a estatueta tomou a forma atual, de um globo dourado circundado por uma tira de filme.

Os maiores vencedores do Globo de Ouro, todos com 5 estatuetas, são: “Doutor Jivago” (1966), “Uma História de Amor” (1971), “O Poderoso Chefão” (1973), “Um Estranho no Ninho” (1976) e “Nasce uma Estrela” (1977). O recordista de indicações é “Nashville” (1976), com nove no total. Depois, com oito indicações, aparecem empatados “Cabaret” (1973), “Bugsy” (1992) e “Titanic” (1998).

As maiores “decepções” da história do Globo de Ouro são “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” (1967) e “O Poderoso Chefão – Parte III” (1991), ambos levaram 7 indicações, mas não levaram nenhuma.

Os maiores vencedores individuais são Jack Nicholson (6 vezes), Francis Ford Coppola, Shirley MacLaine, Rosalind Russell e Oliver Stone (estes com 5 prêmios). Os recordistas de indicações individuais são Jack Lemmon (22) e Meryl Streep (que chegou este ano ao número de 19 indicações).

Em 1970, os produtores de “Z”, recusaram o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em protesto pelo filme não ter concorrido na categoria Melhor Filme; em 1973, foi a vez de Marlon Brando não receber seu prêmio de Melhor Ator por “O Poderoso Chefão”, em forma de protesto contra a discriminação contra os povos nativos americanos, mesmo motivo pelo qual também recusou o Oscar no mesmo ano.


** A cerimônia do Globo de Ouro 2010 ocorre no dia 17 de janeiro, a partir das 23h (hora de Brasília) – nós acompanharemos tudo através do twitter, a partir das 22h30: confira! **

Um comentário:

Ádila Sampaio disse...

Olá amigo
passando só pra dá
mais uma conferida no seu blog
q a cada dia q passa
fica melhor
Parabens!!!
Abarço!