quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resultados do Globo de Ouro 2010: Séries


Nesta noite de 17 de janeiro milhões de pessoas pararam para acompanhar, pela TV e via internet, a 67ª edição do Globo de Ouro. O Melodia da Palavra, através do twitter, acompanhou e comentou a premiação – até atingir o limite de tweets ¬¬ ... Depois de muita torcida e emoção, vamos repassar os vencedores das categorias de TV; na próxima postagem, vamos analisar os resultados das categorias de cinema – e seu impacto para o Oscar.

Nas categorias relacionadas a filmes feitos para TV, vitória tripla do canal HBO: “Grey Gardens” levou o Globo de Melhor Telefilme/Minissérie, e rendeu também a Drew Barrymore o prêmio de Melhor Atriz no gênero; o prêmio de Melhor Ator em Telefilme foi para Kevin Bacon, pelo telefilme “Taking Chance”.

Na categoria Melhor Ator Coadjuvante em Série, John Lithgow venceu por seu papel em “Dexter” – superando o atual vencedor Michael Emerson, a única indicação de LOST. Entre as mulheres, a vencedora foi Chloë Sevigny, pela série “Big Love”.

Nas categorias de séries cômicas, favoritos (e zebras também). A hegemonia de “30 Rock” nas premiações começou a cair quando Toni Collette superou Tina Fey e levou o Globo de Melhor Atriz em Série Cômica por “United States of Tara”. Quando Alec Baldwin subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Ator mais uma vez, a situação parecia voltar à normalidade. Apenas parecia.

“30 Rock”, grande vencedor de Emmys e Globos de Ouro, era favorito incontestável na categoria de Melhor Série de Comédia. Mas a ainda estreante “Glee” acabou levando o prêmio, surpreendendo até seus fãs mais fervorosos, dado o tamanho do favoritismo do seu adversário.

Nas categorias de dramáticas, o esperado. A cultuada série de época “Mad Men” levou o prêmio de Melhor Série de Drama – apesar do gosto do público se dividir entre três de seus concorrentes: “Dexter”, “House” e “True Blood”. O prêmio de Melhor Atriz foi para Julianna Margulies, de “The Good Wife”.

E, por fim, um aplaudidíssimo Michael C. Hall levou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Série Dramática, pelo papel principal em “Dexter”. Recém-diagnosticado com câncer, o ator emocionou a plateia ao subir ao palco usando um lenço na cabeça, devido ao pesado tratamento a que se submete.

Ao fim da noite, o prêmio maior foi para o público: o reconhecimento a tantos excelentes trabalhos, e a prova de que favoritismos nem sempre se cumprem...

Nenhum comentário: