sábado, 9 de janeiro de 2010

Grammy 2009 - Rock


Na série Grammy 2009, passamos agora às categorias relacionadas ao rock. Quem levará os seguintes quatro gramofones este ano?

Melhor Performance Vocal de Rock: Solo

Esta categoria surgiu em 2004, com a unificação das categorias de Melhor Performance de Rock Masculina e Feminina. Seu grande vencedor, levando o prêmio em três das últimas 5 edições, é o “chefe” Bruce Springsteen.

Na disputa este ano, só nomes da “velha guarda” da música tradicional americana. Com Bob Dylan, John Fogerty, Prince, Bruce Springsteen e Neil Young como indicados, é quase impossível haver um favorito. Mas, olhando para a história do Grammy, o grande duelo deve ser entre “Beyond Here Lies Nothin’” de Bob Dylan e “Working on a Dream”, do maior vencedor de Grammys da década, Bruce Springsteen; correndo por fora, Neil Young e “Fork in the Road”.

Melhor Performance Vocal de Rock: Dupla/Grupo

Na categoria que já premiou grandes nomes do rock atual, como Coldplay, U2 e Red Hot Chili Peppers, temos este ano cinco indicados que já são vencedores de gramofones em edições passadas.

Destaque para a versão ao vivo de Eric Clapton e Steve Winwood da clássica “Can’t Find My Way Home”, que para levar o Grammy precisa superar uma concorrência pesadíssima: o grupo Kings of Leon, que tenta levar o bi com a faixa “Use Somebody” (ano passado, levaram nesta mesma categoria com “Sex on Fire”) e tem uma boa chance;

Vencedores em 2004 e 2005, os irlandeses do U2 concorrem este ano com “I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight”, que é uma boa música, mas parece não ter a força que seus anteriores grandes sucessos têm. Deve ficar só na indicação. Também da Europa vem o Coldplay, que leva uma indicação por “Life in Technicolor II”, lançada no seu EP Prospekt’s March. Por fim, os californianos do Green Day também surgem como favoritos, com a canção “21 Guns”, que rendeu à banda uma boa posição nas paradas americanas.

Novamente me abstenho de apostar; são cinco boas faixas, mas a disputa deverá ser realmente entre Kings of Leon, Green Day e U2.

Melhor Canção de Rock

Dos últimos sete gramofones desta categoria, cinco foram para artistas indicados este ano: três para Bruce Springsteen (2002, 2007 e 2008) e duas para o U2 (2004 e 2005).

O “chefe” Springsteen tenta o tri com “Working on a Dream”, mas o cenário não é favorável. Levar três gramofones seguidos não faz o gênero da Academia, ainda mais em um ano com tantos bons candidatos como 2009.

O Pearl Jam é indicado pela faixa “The Fixer” do seu mais recente álbum, Backspacer. Apesar disso, a grande disputa aqui deve ser a mesma da categoria anterior:

O duelo U2 x Kings of Leon x Green Day promete. Analisando apenas letra e música, quem parece levar uma certa vantagem é “I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight” do U2, seguida por “Use Somebody” e “21 Guns”.

Como o Green Day não tem nenhum gramofone por canção específica (exceto o de Gravação do Ano em 2005), e “21 Guns” não é das suas melhores músicas, a disputa deverá ficar mesmo entre os irlandeses e o grupo de Nashville. Divida suas apostas entre Kings of Leon e U2, e suas chances de ganhar serão altas!

Melhor Álbum de Rock

Definitivamente, não é qualquer um que leva o Grammy nesta categoria. Na realidade, os discos vencedores deste gramofone aqui precisam ser pelo menos obras-primas. Basta mencionar que os agraciados das últimas cinco edições são nada menos que alguns dos melhores discos de rock dos últimos tempos.

Quem levar este ano junta-se a grandes trabalhos como American Idiot, do Green Day; How to Dismantle an Atomic Bomb, do U2; Stadium Arcadium, do Red Hot Chili Peppers; Echoes, Silence, Patience & Grace, dos Foo Fighters e Viva La Vida or Death and All His Friends, do Coldplay. Nesta edição temos representantes das mais variadas vertentes, desde o metal ao rock mais tradicional, passando pelo punk e pelo pop-rock.

Começamos pelos metaleiros do AC/DC, cujo novo trabalho Black Ice inclui o sucesso “War Machine” (candidato a novo clássico do gênero), e não seria nenhuma surpresa ver a banda australiana levar o Grammy, até pelo reconhecimento desses anos todos na estrada, e sempre com excelentes trabalhos.

Outro representante da “velha guarda” é Live From Madison Square Garden, trabalho ao vivo de Eric Clapton e Steve Winwood. Ainda assim, um dos maiores guitarristas de todos os tempos não tem sua vida garantida, graças aos outros três indicados que surgem como grandes favoritos ao gramofone dourado deste ano.

Com 21st Century Breakdown, o Green Day tentou repetir o sucesso e a formula de American Idiot por fazer uma ópera-rock. Está recheado de boas canções, mas ainda não chega ao nível do trabalho anterior – o que pode ser um grande obstáculo. Mas, se for analisado com isenção pelos votantes, tem boas chances de vitória.

Já o U2 também passou longe do estrondoso sucesso de seu álbum anterior, mas isso se deve mais à forma como o novo disco foi desenvolvido. No Line on the Horizon é um trabalho mais conceitual e menos pop. Pode soar estranho à primeira ouvida, mas ao ser escutado com mais atenção, temos a sensação de estar ouvindo um excelente trabalho. É um forte candidato ao Grammy.

Mas é um candidato menos conhecido do público brasileiro que é o grande favorito. Big Whiskey and the Groogrux King, da Dave Matthews Band, é o único disco de rock indicado à categoria de Álbum do Ano. Claro que isso não significa uma vitória garantida entre seus pares no rock, mas é algo que não pode ser esquecido.

** Quer dar seu palpite? Deixe sua opinião nos comentários, se você concorda ou discorda! **

Nenhum comentário: