quarta-feira, 10 de março de 2010

Impressões do Oscar 2010


Quem acompanha o Oscar há algum tempo reparou que a Academia novamente tentou atrair a atenção do público por fazer algumas mudanças na cerimônia; algumas positivas, outras nem tanto.

Uma tendência observada nos últimos anos é o uso da computação gráfica, geralmente na forma de personagens de filmes de animação contracenando em tempo real com os apresentadores.

Para tentar “enxugar” o tamanho da cerimônia, que é de cerca de 3 horas e meia, este ano os Oscars não tiveram um dos seus momentos mais bonitos: a apresentação, ao vivo, das indicadas ao prêmio de Melhor Canção. Em vez de intérpretes, clipes das músicas com cenas de seus filmes.

Mais uma vez, para atrair o público jovem, artistas com apelo entre os adolescentes estiveram no palco, como Miley Cyrus, Zac Efron, Kristen Stewart e Taylor Lautner. Parece ser outra tendência crescente, apesar dos mais velhos torcerem o nariz à ideia.

Outra mudança é a volta, depois de mais de 60 anos, de uma lista de dez indicados ao prêmio de Melhor Filme. É uma idéia interessante, mas para este ano não parece ter sido acertada. Ao contrário do que se esperava, não houve uma grande diversidade de tipos de produções indicadas: grandes sucessos como “Star Trek” e filmes muito elogiados, como “500 Dias com Ela”, foram ignorados. Em vez deles, dramas tradicionais entraram na lista ­– alguns deles que talvez não mereceriam vaga se fossem apenas 5 concorrentes.

No ramo cômico, tivemos a interessante apresentação dupla de Alec Baldwin e Steve Martin. Guiaram bem a cerimônia, e provavelmente não teriam ido tão bem se estivessem sozinhos no palco. Ben Stiller também chamou a atenção ao aparecer no palco como um na’vi, para apresentar os indicados a Melhor Maquiagem.

Uma boa idéia aplicada este ano ocorreu na entrega dos prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz, onde atores que contracenaram com os indicados davam depoimentos sobre estes. Alguns mais emocionais, outros mais engraçados (por exemplo, as palavras de Tim Robbins sobre Morgan Freeman foram um dos pontos altos).

Entre os discursos, destaque para Sandra Bullock (Melhor Atriz), que emocionou a plateia ao homenagear sua mãe, e Michael Giachinno (Melhor Trilha Sonora), ao incentivar as crianças do mundo todo a não desistir de seus sonhos.

Destaque negativo para a atitude da transmissão oficial ao censurar a manifestação dos vencedores do Oscar de Melhor Documentário. Os produtores de “The Cove”, que expõe a matança de golfinhos, exibiram no palco uma faixa pedindo doações para sua causa. A geração oficial de imagens rapidamente parou de mostrar os agraciados e passou a focalizar a platéia, como se nada estivesse acontecendo.

Quanto aos prêmios, a surpresa acabou sendo a vitória de “Guerra ao Terror” na categoria de Melhor Filme sobre “Avatar” e o segundo Oscar da história do cinema argentino, para “O Segredo de Seus Olhos” – apesar do franco favoritismo do alemão “A Fita Branca”. Também merece destaque o prêmio de Melhor Trilha Sonora para “Up”, cuja música sublime venceu os grandes nomes da noite.

As decepções deste ano acabaram sendo “Amor Sem Escalas”, que não foi premiado em nenhuma das suas seis indicações, e “Bastardos Inglórios”, que só levou uma das oito estatuetas a que foi indicado, a de Melhor Ator Coadjuvante para Christoph Waltz.

Agora, quando março chegar ao fim, começará a temporada de verão americana e seus filmes de grande bilheteria. Porque, como costumo dizer, para o cinema o ano só começa depois do Oscar!

Veja abaixo a lista completa dos 24 vencedores da 82ª edição do Oscar, com destaque em itálico para as 14 apostas feitas pelo blog Melodia da Palavra que se confirmaram!

Melhor Filme - Guerra ao Terror
Melhor Diretor - Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)
Melhor Ator -
Jeff Bridges (Coração Louco)
Melhor Ator Coadjuvante - Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Melhor Atriz - Sandra Bullock (Um Sonho Possível)
Melhor Atriz Coadjuvante - Mo’Nique (Preciosa)
Melhor Roteiro Adaptado - Preciosa
Melhor Roteiro Original - Guerra ao Terror
Melhor Filme de Animação - Up
Melhor Filme Estrangeiro - O Segredo dos Seus Olhos (Argentina)
Melhor Direção de Arte -
Avatar
Melhor Fotografia - Avatar
Melhor Edição -
Guerra ao Terror
Melhor Trilha Sonora - Michael Giacchino (Up)
Melhor Canção Original -
“The Weary Kind” (Coração Louco)
Melhor Figurino - The Young Victoria
Melhor Maquiagem - Star Trek
Melhor Edição de Som - Guerra ao Terror
Melhor Mixagem de Som - Guerra ao Terror
Melhores Efeitos Visuais - Avatar
Melhor Documentário - The Cove
Melhor Documentário de Curta Metragem - Music by Prudence
Melhor Curta-Metragem - The New Tenants
Melhor Curta-Metragem de Animação -
Logorama

Nenhum comentário: