segunda-feira, 2 de novembro de 2009

As 20 Essenciais de... Michael Jackson



Aproveitando a semana de lançamento de “Michael Jackson’s This is it”, o Melodia da Palavra estréia uma nova seção: ESSENCIAIS. Aqui, alistaremos as músicas indispensáveis de grandes nomes da música. E nada como o Rei do Pop pra abrir com estilo o nosso novo quadro!

PARTE 1 – DOS ANOS 70

Primeiro, vamos ao início da carreira: 1970. O Jackson 5, recém contratado pela Motown Records, lança seu segundo single: ABC, que em apenas seis semanas tira “Let it Be” dos Beatles do topo da Billboard. Baixos e teclados animados, junto com um refrão grudento, criam uma música inesquecível!

Cinco meses depois, vem a primeira balada do grupo: I’ll Be There. Com 12 anos, Michael mostra todo seu potencial vocal e prova sua versatilidade em diferentes gêneros. O single vende mais de 3 milhões de cópias, a maior vendagem da gravadora até então.

Em 1971, a primeira canção solo de Michael: Got to be There. Lenta e romântica, é considerada uma das mais belas canções do catálogo da Motown.

No ano seguinte, certamente uma das mais belas canções sobre amizade já escritas: Ben. Música tema do filme de mesmo nome, foi indicada ao Oscar em 1973. Michael coloca pra fora toda a emoção possível com sua doce voz de criança.

Michael cresce, o Jackson 5 acaba... Mas sua carreira está apenas começando! Em 1979, MJ lança seu primeiro álbum solo após o fim do grupo: “Off the Wall”, e volta ao topo das paradas pela primeira vez desde 1972 com Don’t Stop ‘Til You Get Enough, uma música dançante que mostra um Michael alegre e intenso, como há muito não se via.

PARTE 2 – A OBRA-PRIMA “THRILLER”

Em dezembro de 1982, é lançado o álbum Thriller. De uma lista de 300 canções, Michael Jackson e o produtor Quincy Jones escolhem nove. Nove faixas que mudaram a forma de ouvir e de fazer música. Prova disso é o simples fato de que conseguiu algo inédito e nunca repetido: colocar sete faixas no Top 10 das paradas americanas. Sem mencionar os clipes que inspiraram toda uma geração de músicos e cineastas...

O motivo para tanto sucesso, além do talento de MJ no seu auge, é a variedade de canções. Billie Jean traz o melhor da era disco, com um arranjo que simplesmente perfeito; P.Y.T. (Pretty Young Thing) segue a mesma linha, mas com vocais ainda mais apurados.

Beat It é a primeira incursão de Michael no rock, com um arranjo de guitarras espetacular de Eddie Van Halen; Human Nature é romântica, mas tem uma musicalidade que a torna impossível de ser esquecida. E, é claro, Thriller, com seu clipe revolucionário e sua batida também inesquecível...

Logo, a segunda parte com mais 10 canções inesquecíveis de Michael Jackson!

Nenhum comentário: