sábado, 28 de novembro de 2009

A hora da estrela


Uma semana depois do American Music Awards (AMA) e a apenas alguns dias do anúncio dos indicados à 52ª edição do Grammy, parece que chegou a hora de uma jovem estrela brilhar.

Taylor Swift está prestes a fazer apenas 20 anos, mas já é uma unanimidade nos Estados Unidos (se não contarmos com a opinião de Kanye West, é claro). Seu primeiro álbum, lançado em 2006, ficou 80 semanas na Top 200 de Álbuns na América. E seu último trabalho, “Fearless”, lançado originalmente há um ano, bate recordes na Billboard e continua entre os mais vendidos do país desde o fim de 2008.

Recentemente, com o relançamento de “Fearless” em uma edição com seis faixas adicionais, Taylor Swift já alcançou o feito de ter 13 músicas no Top 40 das paradas americanas, e sua popularidade não para de crescer. Sua participação no tradicional programa de humor “Saturday Night Live” teve enorme audiência. E o carinho do público tem rendido à jovem cantora country variados prêmios.

Primeiro, no Video Music Awards (VMA), Taylor sai vencedora na categoria melhor clipe feminino, com “You Belong With Me” – superando “Single Ladies” de Beyoncé, cuja coreografia repetida a exaustão em programas e seriados de TV o coloca para nossa década o que a “Macarena” significou para a década de 90. Na ocasião, o rapper Kanye West subiu ao palco da premiação da MTV para discordar da escolha do público; a atitude desrespeitosa só serviu para aumentar o prestígio da cantora, cuja vitória foi reconhecida até mesmo por sua principal concorrente.

Semana passada, no AMA, Taylor saiu como a grande vencedora da noite, mais uma vez com o voto do público, ganhando em cinco categorias, incluindo Artista do Ano e Artista Revelação. No CMA (Country Music Awards) não foi diferente: 4 prêmios. Agora, se aproxima a hora da premiação mais importante de todas, concedida pela indústria da música: o Grammy Awards.

Como Taylor tem um grande apelo popular e é muito elogiada pela crítica, certamente ela aparece não apenas como uma candidata a levar muitas indicações, como já figura como aposta para ser a grande vencedora da noite. De fato, a estimativa que podemos traçar é de OITO indicações para a loira:

- Gravação do Ano, Álbum do Ano, Música do Ano, Melhor Performance Vocal Pop Feminina, Melhor Performance Vocal Country Feminina, Melhor Música Country, Álbum Vocal Pop Feminino; e pelo dueto “Breathe” com Colbie Caillat, podemos especular uma indicação em uma dessas categorias: Melhor Colaboração Pop Com Vocais ou Melhor Colaboração Country Com Vocais.


É óbvio que qualquer especulação só poderá ser feita melhor depois do dia 2 de dezembro, quando são anunciados os indicados ao Grammy; de qualquer forma, é evidente que chegou a hora da estrela de Taylor Swift brilhar.

4 comentários:

Unknown disse...

OLá
Te vi no orkut e estou seguindo ok?
Gostei do blog :)
beijos

Ah, e a Taylor é uma gracinha, né? Sorte pra ela

Rubens Rodrigues disse...

Eu já tinha lido e todo e não lembrava ^^'

Não acompanho a carreira da moça, mas é evidente que ela tá tocando a vida do jeito que está para qualquer oportunidade que possa aparecer. É legal ver artistas como ela colhendo frutos assim. O que pode ser maior do que um grammy? Britney ganhou um Grammy? Acho que não, até falamos sobre isso. É aonde podemos a diferença entre fazer música de qualidade e estar em evidência.

Talvez o sucesso de Taylor seja a prova de que as coisas estão mudando. Nos últimos dez anos, adolescentes preferiam ouvir letras que falam de sexo, ou que pelo menos deixa isso implícito. Apesar de não ser a minha "vibe", a música é saudável e agrada mesmo sem querer. Fico ancioso pra conhecer o que ela vai fazer em 5 ou 10 anos.

Rubens Rodrigues disse...

Perdão pelos erros de ortografia --'

Unknown disse...

Oi Guilherme, tudo bem?
Entao, sobre os filmes da Kristen eu tava me referindo aos outros, nao ao quarto do panico ( esse eu lembro tb)... li o post outra vez e realmente parece que estou falando com o da Jodie Foster, sem querer escrevi de uma forma duvidosa rs

obrigada pela visita :)